Atrações nacionais agitam pólos multiculturais de Natal no Carnaval de 2014

O Carnaval de Natal está em clima de retomada para que o natalense que gosta de brincar no reinado de Momo não precise mais deixar a cidade. A Prefeitura do Natal, por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), confirmou as grandes atrações nacionais para os quatro Pólos Multiculturais durante o Carnaval de 2014.

A abertura da folia será na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, com o tradicional Baile de Máscaras no Largo do Atheneu. A atração confirmada é Spok Frevo Orquestra, de Pernambuco. Trata-se de um dos principais nomes do país no gênero reconhecido inclusive internacionalmente. Spok abriu o Carnaval do ano passado e diante do grande sucesso a Prefeitura do Natal atendeu aos pedidos para o retorno da grande orquestra de frevo. A banda vem de uma bem sucedida passagem pelo exterior, participando de festivais e clubes de jazz do mundo, e encantando lendas como o trompetista Wynton Marsalis.

O Carnaval Multicultural 2014 segue com Moraes Moreira na sexta-feira (28) em Ponta Negra e Alceu Valença no sábado (1º de março) também no Pólo de Ponta Negra. No domingo (2) é a vez de Mart’nália fazer seu show no Centro Histórico no tradicional Desfile das Kengas. A cantora Elba Ramalho é a atração nacional na praia da Redinha no domingo (2) e o grupo Originais do Samba agita o Pólo das Rocas na segunda-feira dia 3 e na terça-feira dia 4.

A decoração do Carnaval Multicultural 2014 terá o conceito do artista plástico Flávio Freitas, diretor do Núcleo de Artes Integradas da Funcarte, numa parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Toda a concepção visual será elaborada pelo artista e a Semsur irá se encarregar da execução e colocação nos Pólos Multiculturais.

O maestro Gilberto Cabral, coordenador do Carnaval Multicultural 2014 disse que até o momento estão inscritos por meio do edital público quatro Escolas de Samba; seis Tribos de Índios; dez bandas de frevo; dez blocos e nove shows. “Os recursos serão repassados diretamente para cada proponente, e como são ajudas de custo será necessário prestação de contas”, explica. As inscrições continuam até dia 17 deste mês, na sede da Funcarte.

Homenagem a João Mendonça
O Carnaval Multicultural de 2014 vai homenagear um dos ícones do Carnaval da Redinha. O músico e compositor João Mendonça, responsável por quase todos os hinos de blocos carnavalescos da Redinha.

João Mendonça é natural de Areia Branca e reside na Redinha desde 1997. É músico desde os 17 anos e tem em sua carreira artística a marca histórica de ter criado 19 hinos de blocos carnavalescos. Aos 57 anos, se disse honrado pela iniciativa da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes de homenagea-lo. João Mendonça é o autor dos hinos de blocos consagrados como “Os Cão”, “As Rapariga”, “Sem Preconceito”, “Troça do Zé Prikito”, “Gererê”, Tubarão, Cobra Coral e tantos outros.

No início dos anos 2000 lançou um cd com o registro fonográfico dos hinos dos blocos da Redinha. Já participou de diversos festivais no Rio Grande do Norte e fora do estado. Abriu o Projeto Seis & Meia para a lendária “Marinês e sua Gente” e esteve em diversos festivais históricos como o Festival da Rádio Rural (1984), Fecomp (Festival de Compositores) e também o Festival do Sesi e Solar Bela Vista. “Fico muito feliz com a atitude da Prefeitura do Natal porque sempre fiz todo este movimento de carnaval de forma espontânea. É uma grande honra pra mim”, disse João Mendonça, se referindo ao fato de ter sido sempre um voluntário e entusiasta do Carnaval, pois nunca cobrou por nenhuma música que compôs.

ATRAÇÕES NACIONAIS CARNAVAL MULTICULTURAL 2014




Deixe seu comentário