Número de casos de dengue em Natal cai 83,05 por cento em relação a 2012

A Secretaria Municipal de Saúde na cidade de Natal (SMS)  anuncia que o município registrou uma redução do número de casos de dengue. Segundos dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ ) até o dia 22 de fevereiro, foram notificados 123 casos de dengue em residentes em Natal. Esse número significa uma redução de 83,05% dos casos, quando comparado com o mesmo período do ano de 2012.

Quanto aos casos graves de dengue, foram notificados 09 casos até o momento, uma redução de 35%,comparado com o ano de 2012″. As razões para isso foram as ações de controle da dengue realizadas ao longo do ano pela SMS.

Os agentes de controle de endemias estão realizando o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti – LIRAa, com o intuito de identificar a atual situação vetorial do município e os principais tipos de criadouros para o vetor. Esses resultados irão subsidiar as ações de controle vetorial subsequentemente ao término do levantamento do índice.



A gerente técnica do CCZ, Isabelle Ribeiro, pede que a população não se descuide, mantendo as recomendações da SMS para prevenir a dengue.“Apesar da situação epidemiológica ser favorável, a população de Natal deve estar atenta à formação dos criadouros do vetor (é todo ser vivo capaz de transmitir um agente infectante, de maneira ativa ou passiva), pois temos o início do período chuvoso, umidade do ar, e temperaturas elevadas, condições ambientais propícias para a proliferação do vetor e disseminação da doença”, destacou Isabelle.

E acrescentou, “a população tem que fazer sua parte: manter seu ambiente doméstico livre de criadouros do vetor. Deve manter vedados e limpos; as caixas-d’agua; toneis; recipientes de água para animais; calhas; proteger pneus; manter garrafas vazias viradas para baixo; e todos os recipientes que possam acumular água; contribuindo para a redução do risco de dengue”, disse.



Fonte: Prefeitura Municipal de Natal





Deixe seu comentário