Bairro Centro de Natal

O Centro Histórico de Natal está localizado na capital potiguar, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

É composto por uma área demilitada de aproximadamente 201.278 m², na qual estão inseridos 150 imóveis de diversos estilos, incluindo a arquitetura colonial, neoclássica, art-déco e modernista.

Bairro Centro de Natal

Compreendem esta área os bairros da Cidade Alta e Ribeira e alguns prédios dos bairros de Tirol e Petrópolis, que são os bairros mais antigos da cidade, que apresentam características dos primeiros séculos da história do Brasil, evidenciando importantes aspectos da colonização portuguesa.

O centro tem como característica ruas estreitas, que se mantém até hoje e é uma característica do traçado urbano irregular das cidades coloniais portuguesas.



Existe também o Beco da Lama – região tradicionalmente boêmia da Cidade Alta originada na rua Dr. José Ivo, mas que se espalhou pelas vias adjacentes – como um patrimônio histórico de Natal eleito pela comunidade.

Um dos prédios mais conhecidos do Centro Histórico é a Theatro Alberto Maranhão e o Solar Bela Vista. Individualmente, dois monumentos, situados no Centro Histórico, já são tombados individualmente pelo Iphan, o antigo Palácio do Governo e o Sobradinho. Na Zona Histórica, existe também o novo Memorial da Justiça Desembargador Vicente Lemos que conta a história do judiciário potiguar.

Desde 2008 é realizado anualmente a “Caminhada Histórica do Natal” que visa resgatar o interesse e aproximar a população e os turistas pelo centro histórico da cidade. O programa consiste em fazer uma aula-caminhada pelos principais monumentos e ruas históricas da capital.

Já foi enviado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), um dossiê sobre o Centro Histórico pedindo o tombamento do mesmo.

Bairro Centro de Natal A Noite

Durante o dia, as belezas naturais e as praias paradisíacas são o destino favorito dos turistas na capital potiguar. Mas o que não faltam são atrações e lugares incríveis para quem procura o que fazer em Natal à noite, como bares, casas de shows e inúmeros espaços culturais.

Além disso, as opções gastronômicas da cidade do sol também são variadas, saborosas e irresistíveis, por isso, nada melhor do que começar a noite comendo e bebendo em bares, lanchonetes e restaurantes badalados e super-recomendados — afinal, como dizem os natalenses: a noite é uma criança.

E se você busca as melhores indicações sobre o que fazer em Natal à noite, esse conteúdo foi feito para você! Continue a leitura e confira 13 opções incríveis para curtir a noite potiguar em grande estilo.

1. Curtir o Taverna Pub
O Taverna Pub é uma das principais atrações da vida noturna da capital do sol. Sua arquitetura, decoração e temática medievais garantem um clima mágico e surpreendente, muito apreciado pelos turistas e moradores da cidade.

A programação do local varia a cada dia da semana e o ambiente é ideal para curtir com os amigos ou a dois, com ótimas atrações musicais e drinks. Além de ser uma excelente opção de entretenimento, sua estrutura diferenciada transforma o pub em um dos principais pontos turísticos de Natal.

Localizado no coração de Ponta Negra, o Taverna Pub fica na rua Dr. Manoel Augusto Bezerra de Araújo, 500, e funciona a partir das 21h30 às segundas e terças, durante a semana, e às sextas e sábados, nos finais de semana.

2. Relaxar no Old Five
Depois de curtir uma praia ao longo da tarde, que tal aproveitar um happy hour para relaxar no fim do dia? Essa é a proposta do Old Five, localizado na beira da Praia de Ponta Negra, aos pés do Morro do Careca.

A especialidade da casa, que funciona todos os dias da semana, são os frutos do mar. O restaurante tem clima intimista e é ideal para curtir a dois, apreciando uma boa gastronomia e a belíssima vista para o mar.

Com um cardápio variado, excelente atendimento e um clima bastante agradável, o restaurante é uma ótima opção para quem deseja apreciar uma saborosa refeição na capital potiguar. Sem dúvidas, vale muito a pena conhecer o local!

3. Beber no Whiskitório
O bom e velho rock’n’roll não poderia ficar de fora da nossa lista: o Whiskitório é o lugar certo para quem curte o estilo musical! O pub é bastante versátil e conta com três ambientes: varanda, boate e área de sinuca — ideal tanto para quem quer paquerar quanto para os casais e grupos de amigos.

No entanto, além do tradicional rock nacional e internacional, o Whiskitório organiza festas e eventos embalados pelos mais variados ritmos como reggaeton, pop, axé e funk. Por isso, a casa recebe os mais variados públicos.

No cardápio, você encontra sanduíches, tira-gostos, drinks e cerveja bem gelada. Ficou a fim de conhecer? Então, dá um pulo na Rua Enico Monteiro, 1.851, no bairro Capim Macio, de quinta a sábado, a partir das 20h.

4. Dançar no Forró com Turista
Se o seu objetivo é curtir a noite potiguar com muita tradição e cultura, o Forró com Turista é a indicação perfeita para você, afinal, desde 1987 a casa proporciona momentos incríveis de diversão e entretenimento por meio do típico forró pé de serra.

Porém, o passeio no Forró com Turista vai muito além da dança. No local, você terá uma experiência completa e desfrutará de todos os aspectos da cultura do Rio Grande do Norte — das gírias e tradições até as delícias da culinária regional.

Não sabe dançar? Não tem problema! O forró, que acontece semanalmente, às quintas-feiras, conta com dançarinos da casa na pista para te ensinar alguns passos e garantir sua diversão. Além disso, um dos pontos altos do evento é a tradicional quadrilha improvisada que agita os participantes e encerra a noite com chave de ouro.

Com um clima superanimado e ambiente acolhedor, o Forró com Turista é uma atração imperdível da noite natalense. O Forró acontece no Centro de Turismo, na Rua Aderbal de Figueiredo, 980, no bairro Petrópolis.

5. Aproveitar o clima boêmio do Curió
Considerado um dos lugares mais diferenciados da cidade do sol, o Curió apresenta uma ambientação que remete às antigas mercearias e bodegas. Desde a concepção de atendimento até o seu incrível projeto arquitetônico, tudo foi pensado de maneira a aguçar o saudosismo dos frequentadores.

Com o propósito de resgatar a memória afetiva dos clientes, natalenses e turistas, o local oferece clássicos imperdíveis da gastronomia regional como dobradinha, carneiro, camarão e rabada. Entre seus principais destaques, a coxinha com massa de nata e coentro e a costelinha suína ao molho de barbecue com acerola são opções irresistíveis.

Situado na Praia de Ponta Negra, o Curió funciona todos os dias à partir das 16h. Já aos sábados e domingos, o restobar também abre suas portas para o almoço.

6. Tomar um chope no Real Botequim
Depois de curtir um dia intenso de diversão e aventura pelas praias, dunas e atrações turísticas de Natal, que tal encerrar o dia com um chope bem gelado? Para os apreciadores da refrescante bebida, o Real Botequim é a escolha certa para matar a sede e começar a noite na cidade do sol.

Com um cardápio variado de petiscos, salgados e pratos a la carte, a casa é famosa pela sua tradicional (e irresistível) feijoada. Entre as opções gastronômicas, a coxinha de caranguejo, a cebola recheada com charque e a empadinha de queijo do reino se destacam por seus sabores de dar água na boca.

Localizado no Shopping Cidade Jardim e inspirado nos bares cariocas, o Real Botequim funciona todos os dias das 12h as 0h.

7. Agitar no Rastapé
Ponto de encontro de turistas e natalenses em busca do tradicional forró pé de serra, a Casa de Forró Rastapé atrai visitantes de todos os cantos do país que desejam curtir uma balada ao som desse legítimo e contagiante ritmo nordestino.

Ali o balanço rola solto em uma estrutura composta por cinco bares espalhados em três ambientes. Além da grandiosidade do lugar, o Rastapé apresenta uma interessante combinação dos melhores clássicos do forró pé de serra com os hits mais atualizados do momento.



Apesar de a dança ser um dos principais atrativos da casa, o amplo e rústico rancho serve petiscos saborosos e drinks refrescantes. O espaço fica localizado na Rua Aristides Porpino Filho, 2198, Ponta Negra e funciona às quartas, sextas e sábados das 22h às 4h.

8. Apreciar um clima praiano no Aloha Beach Club
O Aloha Beach Club é um restaurante e bar de praia que agrega serviços de lounge, bem ao lado do Morro do Careca, em Ponta Negra. Ótimo local para você curtir a praia à noite com seus amigos, tomando as mais variadas bebidas e degustando maravilhosos petiscos.

Além da ótima localização e do atendimento de excelência que o lugar apresenta, o Aloha ainda oferece um ambiente agradável e uma vista paradisíaca para os visitantes e clientes que ocupam suas elegantes mesas de vidro.

Ele está localizado à Av. Erivan França, 184, em Ponta Negra. Seu funcionamento é de domingo à quinta das 0 h às 22h e sextas e sábados das 09h às 00h. Lembrando que quarta-feira a casa não abre.

9. Conferir as atrações da Rua Chile
Já para quem prefere destinos mais alternativos, a Rua Chile pode ser uma opção bastante interessante. Isso porque além de ser um dos principais endereços de entretenimento da capital potiguar, a via é uma importante área histórica e cultural da cidade.

Repleto de armazéns e enormes casarões do século XIX, o lugar abriga inúmeros bares, casas de shows e espaços culturais que oferecem uma programação noturna agitada e recheada de opções para os visitantes, turistas e moradores locais. Situada no bairro de Ribeira, a Rua Chile é uma excelente sugestão sobre o que fazer em Natal a noite.

10. Ouvir um modão sertanejo no Wanted Pub
Localizado estrategicamente na belíssima praia de Ponta Negra, o Wanted é um pub no estilo sertanejo que foi idealizado com o propósito de oferecer uma experiência diferenciada, intensa e inesquecível aos seus clientes.

Com uma influência texana bem marcante, a casa apresenta ambiente, arquitetura e decoração rústicas, porém, sofisticadas. Sua temática visual, inspirada nos clássicos de faroeste, busca resgatar memórias lúdicas e transportar os visitantes a um universo de sons, cores e sabores únicos.

O pub ainda conta com um cardápio variado de petiscos, cervejas artesanais, culinária japonesa e bebidas premium. Ficou interessado? Então, anote o endereço do Wanted Pub: Rua Pedro Fonseca Filho, 10000, Ponta Negra. A casa funciona de quinta a sábado a partir das 21h.

11. Saborear as delícias do Bistrô Meu Barraco
Situado no bairro de Lagoa Nova, na zona oeste da cidade do sol, o Meu Barraco Boteco e Bistrô é um restaurante que mistura a simplicidade de um boteco com o requinte da alta gastronomia.

A proposta do lugar é oferecer um cardápio tradicional de comidinhas de botequim, mas também, pratos elaborados com ingredientes locais como feijão verde, carne de sol, manteiga da terra e queijo coalho.

Com um ambiente intimista, drinks elaborados e muita música ao vivo, o Meu Barraco é uma excelente opção sobre o que fazer a noite em Natal. A casa funciona de terça a sábado, das 18h30 até meia-noite.

12. Conhecer a incrível Chopperia Petrópolis
Localizada no bucólico Largo do Atheneu (a parte mais boêmia do bairro que leva o mesmo nome), a Chopperia Petrópolis é um dos botecos mais tradicionais, descontraídos e frequentados de Natal.

Instalada em um grande e imponente casarão, a casa mantém mesas de madeira na calçada — que, por sinal, são os primeiros lugares a serem ocupados nas noites quentes da cidade. Para animar ainda mais o passeio, muito samba, chorinho, MPB e bossa-nova são tocados ao vivo no boteco.

Para uma experiência ainda mais incrível e completa, não deixe de provar os drinks e as deliciosas opções gastronômicas do cardápio. A Chopperia Petrópolis funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 à 1h e aos sábados das 12h até a meia-noite.

13. Desfrutar das promoções do Botequim Beleza
Quem não gosta de tomar uma cerveja gelada, apreciar uma boa música ao vivo, e ainda, pagar um preço justo pela experiência? Pois, essa é a proposta do Botequim Beleza. Além dos preços acessíveis, o estabelecimento concede desconto em seus petiscos, cervejas e drinks em alguns dias da semana. Imperdível, não?

Além disso, o bar apresenta um ambiente agradável e espaçoso, atendimento de qualidade e um cardápio variado com espetinhos, porções e caldos. Que tal reunir os amigos e curtir uma noite incrível? O Botequim Beleza fica localizado na Av. Engenheiro Roberto Freire, 8750 e funciona de terça a domingo a partir das 18 h.

Existem muitas opções sobre o que fazer em Natal a noite, não é mesmo? Nossa sugestão é dar um passeio pelo bairro de Ponta Negra, que abriga vários dos melhores bares e casas noturnas da cidade. Todas as opções que mencionamos neste post são ótimas para diversão e entretenimento para turistas e moradores da capital potiguar.

Bairro Centro de Natal Lojas

  • Lojas Americanas
  • Riachuelo
  • Rio Center
  • Everything For Tem
  • Magazine Luiza

Bairro Centro de Natal O que fazer

Passear pelo Centro Histórico de Natal é uma boa opção para quem quer conhecer mais da cultura potiguar. O tour pelo chamado Corredor Cultural vai da Igreja de Santo Antônio, conhecida também como Igreja do Galo, no Centro até a Praça Augusto Severo, onde está o Teatro Alberto Maranhão.

Alguns dos destaques durante o percurso são a Praça André de Albuquerque, o marco zero da cidade, o Palácio da Cultura, a Praça João Maria, o Largo Vicente Lemos, o Solar Bela Vista, o Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, a Fundação Capitania das Artes e a casa de Luis da Câmara Cascudo.

Atrações como o Museu de Arte Sacra e o Museu Café Filho, casa do ex-presidente, também estão no roteiro. Já as igrejas, visitei duas, a Catedral Metropolitana, também conhecida como Catedral Nova, e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, conhecida como Antiga Catedral.

Em frente a Antiga Catedral, há um mirante que não sei o nome que vale muito parar nele e contemplar alguns pontos de Natal, como a Ponte Newton Navarro.

Próximo ali há a Rua Chile, antiga Rua do Comércio, onde era o caminho natural para o Forte dos Reis Magos e possui excelentes pontos na margem do Rio Potengi para assistir a um belo Pôr do Sol.

Outro local que vale muito uma visita é o Centro de Turismo de Natal, uma das construções mais importantes da cidade, lá se encontram dezenas de lojas de artesanato, o interessante é que “cada loja ocupa uma das antigas celas da prisão” já que ali funcionou a antiga cadeia pública. E como fica em um ponto alto, também se tem uma bela vista da cidade.

Bairro Centro de Natal Ponta Negra

Você já deve saber que Ponta Negra é a mais famosa e visitada Praia urbana de Natal RN, certo? E abriga o mais singular cartão postal do Estado: o Morro do Careca. Localizada no bairro de mesmo nome, essa praia é a principal opção de lazer para turistas e natalenses. O mar é ótimo para banho.

E onde encontra-se os Melhores Hotéis e Pousadas da cidade, alguns estão já sem disponibilidades em alguns períodos, e outros estão em Ofertas Especiais Temporárias

O Morro do Careca é uma duna de mais de cem metros de altura e totalmente margeada por vegetação – o que faz referência à cabeça de uma pessoa calva.

Bairro Centro de Natal Fotos

Bairro Centro de Natal Fotos

Mapa de localização





Deixe seu comentário