Exposição Pedro Pereira, o Jardineiro das Cores será aberta nesta sexta-feira em Natal

“Eu não consigo fazer revolução se não for através das cores e flores”.
Pedro Pereira

“Pedro Pereira, o Jardineiro das Cores” é título da exposição que será aberta nesta sexta-feira (6), às 19h30 na Galeria Newton Navarro, na sede da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). A exposição que é promovida pela Prefeitura do Natal vai até o dia 25 de setembro e reúne trabalhos históricos de Pedro Pereira.

O artista plástico Pedro Pereira, ou Pedro “Peralta” Pereira nasceu em 25 de fevereiro de 1963, na cidade de Passa e Fica/RN. É também performer, poeta e ativista cultural reconhecido e histórico no RN.

Aos sete anos mudou-se com a família para Natal, onde foi trilhando caminhos na poesia, música e artes plásticas. Desde criança teve inclinações para artes, mas foi aos 18 anos que desabrochou em definitivo com as artes plásticas fazendo colagens e pintura.

Iniciou pintando camisetas ao vivo pelo centro e praias da cidade do Natal. Com a finalidade de desmistificar as artes plásticas convencionais tirando as telas da parede e vestindo as pessoas, tornando-as assim uma arte que se veste.



Paralelo à pintura escreve poesias. Em 1981 publica seu primeiro livro de poemas Lutar Pela Paz. Em 1982 publica Alto Astral. Em 1983 “Pingo de Força” e 1985 “Artemanhas” em parceria com Vlamir Cruz.



Nos anos 80 e 90 também fez parte dos grupos rock performático Cabeças Errantes e Grupo Escolar.
No fim dos anos 80 envereda mais profundamente nas artes plásticas. Sua primeira exposição individual – Passo Proibido – acontece em 1991. Trazendo telas e camisetas assinadas pelo artista, Passo Proibido, apresentava ainda um cardápio repleto de outros (des) caminhos do artista: performances, poesias e música, caldeirão que vira marca registrada das exposições de Pedro “Peralta” Pereira.

Em 1999 realizou na pinacoteca do estado do Rio Grande do Norte a grandiosa exposição “Natal Passa e Fica Saudade,” onde reuniu 25 obras homenageando os 400 anos de Natal e a cidade onde nasceu.

Como ativista cultural entre outras “peraltices” é conhecido por ser o idealizador e realizador das primeiras celebrações do Dia do Artista Plástico (8 de maio) na cidade de Natal. Evento que por sinal foi incorporado no calendário cultural de Natal e em todo estado.

Também foi integrante da Coordenação Geral do IX Festival de Artes de Natal (1988) e produtor de diversas celebrações do Dia da Poesia,

Exposições realizadas em Recife, Fortaleza, Brasília, Natal, Mossoró, Portugal e Espanha.

Serviço:

Abertura da exposição “Pedro Pereira, o Jardineiro das Cores”.
Dia 6 de setembro, às 19h30
Local: Galeria Newton Navarro (Funcarte)
Entrada: gratuita
Informações: Flávio Freitas (9984-4223).





Deixe seu comentário