Parnamirim Natal

Parnamirim é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, distante doze quilômetros ao sul da capital estadual.

Integrante da Região Metropolitana de Natal, ocupa uma área de 123 km² e sua população foi estimada no ano de 2018 em 255 793 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o terceiro município mais populoso do estado, depois de Natal e Mossoró, e o 110° do Brasil.

Parnamirim Natal

Emancipado de Natal no ano de 1958, Parnamirim é reconhecido internacionalmente como “Trampolim da Vitória”, tendo fortes ligações históricas com a Segunda Guerra Mundial quando se tornou sede da então base aérea americana Parnamirim Field — hoje Base Aérea de Natal — devido à sua localização estratégica global, servindo de ponto da partida de muitas aeronaves americanas, de todos os tipos, para levar tropas para o front da África.

A grande movimentação de soldados americanos influenciou a população local, introduzindo sua cultura e movimentando, de certa forma, a economia da cidade e até mesmo participando da vida social dos habitantes à época.



Conurbada à capital, Parnamirim vive um intenso crescimento econômico, especialmente no setor imobiliário, se tornando uma verdadeira extensão de Natal. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é alto, de 0,766, o maior entre os municípios potiguares. Abriga o antigo Aeroporto Internacional Augusto Severo, durante muito tempo o principal aeroporto do Rio Grande do Norte até sua desativação em 2014, além de ser sede do Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, primeira base do tipo no país.

Pontos turísticos como o Cajueiro de Pirangi e as praias de Cotovelo e Pirangi do Norte, somando por abrigar eventos e shows musicais durante a alta estação, fazem da cidade um dos principais destinos turísticos do estado.

A origem do nome Parnamirim vem da expressão “Paranãmirim” da língua tupi, que significa “rio volumoso pequeno”, de paranã “rio volumoso; mar” + mirĩ “pequeno”. Apesar de ainda hoje existirem vários rios e riachos na área que corresponde ao município de Parnamirim, acredita-se que o “Paranã-mirim” conhecido pelos índios potiguares, habitantes da capitania do Rio Grande na época da colonização (século XVII), tenha sido algum curso d’água já desaparecido.

Há registros a respeito da doação de extensas áreas a capitães-mores, datadas entre 1600 e 1633 (sendo este último ano em que começaram as invasões holandesas), com várias referências a topônimos que hoje fazem parte do município de Parnamirim. O Rio Pitimbu, com seus nomes antigos, é uma delas. Porém, apesar das distribuições feitas pelos capitães-mores e da cobiça dos fidalgos por propriedades, as terras de Parnamirim permaneceram inaproveitadas e despovoadas por séculos.

Em 1881, a região foi cortada pelos trilhos da linha férrea entre Natal e Nova Cruz, seguindo de perto o traçado do velho caminho para a Paraíba e o Recife. Sabe-se também que as terras ao sul do Pitimbu estavam, em 1889, nas mãos do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da Silva. Posteriormente, o fidalgo comprou a maioria das propriedades vizinhas, incluindo uma grande área de tabuleiro plano ao sul do rio que dava nome à propriedade, distante dezoito quilômetros de Natal. A área era conhecida como ‘a planície de Parnamirim’ e fazia parte do Engenho Cajupiranga.

Em 1927, o português Manuel Duarte Machado passou a ser o novo dono das terras do Engenho Pitimbu, que se estendiam dos limites com os Guarapes, Macaíba, ao norte, e as terras do Engenho Cajupiranga, ao sul. Ele adquiriu fazendas, sítios, engenhos e terras férteis, mas também áreas extensas e desabitadas.

Com a posse das terras não esperava ganhar nenhum título nobiliárquico, mas apenas que a cidade crescesse e exigisse novos espaços para moradias. No entanto foi em meio à aventura dos pioneiros da aviação civil que Parnamirim nasceu. Ainda no ano de 1927, foram abertas diversas rotas aéreas no Brasil. Para isso, foram escolhidas algumas áreas ao longo dessas rotas a fim de que se pudesse ser instalada uma rede de aeroportos.

Dessa forma, a Compagnie Generale Aéropostale – CGA (antiga Compagnie Générale d´Entreprise Aéronautique – CGEA) instalou um campo de pouso em uma área doada pelo comerciante Manuel Machado (que era dono da maior parte das terras pertencentes ao município), que contava com a imediata valorização do restante da sua propriedade.

Nesse mesmo período, foi construída uma estrada carroçável (que passava pelo porto dos Guarapes, em Macaíba, estendendo-se pelo engenho Pitimbu e acompanhando a linha férrea Natal/Nova Cruz, até o novo campo), ligando a capital ao campo de aviação em Pitimbu, facilitando, assim, a instalação da Aéropostale no estado.

Nos anos seguintes, com a expansão das atividades da Aéropostale, que viria a ser absorvida em outubro de 1933 pela Air France, Manuel Machado vendeu novos pedaços de terra para a ampliação do aeroporto de Parnamirim. Novos investimentos foram feitos no campo e a companhia estatal francesa transferiu os hangares e demais instalações para o outro lado da pista de pouso, onde hoje estão as instalações da Base Aérea de Natal.

A partir daí, ficou reconhecida a importância de Parnamirim para o desenvolvimento da aviação internacional.

Com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o governo de Getúlio Vargas assinou, em julho de 1941, um acordo de defesa mútua que cedia áreas para a instalação de bases norte-americanas no Nordeste (em outubro de 1941), rompendo relações diplomáticas com a Alemanha, Itália e Japão, em janeiro de 1942 e, finalmente, em 22 de agosto do mesmo ano, declarar guerra aos países do eixo. A construção das bases naval e aérea, em Natal, seria fruto desses acordos.

Para manter as aparências da participação conjunta nos esforços de guerra e salvar a autoestima nacional, o governo brasileiro criou, por meio de um decreto, a Base Aérea de Natal, que daria o impulso decisivo para ao surgimento da cidade de Parnamirim. A pista de pouso das companhias comerciais dividia ao meio o campo de Parnamirim.



Os brasileiros ficaram com o lado oeste, onde já estavam as instalações da Air France e da companhia de aviação italiana (LATI), desativadas desde o início da grande guerra na Europa. Eram instalações modestas demais para atender o esforço de guerra dos aliados e os americanos preferiram ocupar o lado leste. Lá, estava sendo construído um novo campo, na base leste: o Parnamirim Field, considerado o maior campo de aviação e base de operações militares que os Estados Unidos viriam a ter, durante a Segunda Guerra, fora do seu território.

Em termos estratégicos, Parnamirim Field foi a base de um triângulo que apontava para o teatro de operações (o norte da África e o sul da Europa), onde a sorte dos aliados contra os nazistas estava sendo lançada. Este triângulo era identificado nos mapas estratégicos norte-americanos como Trampoline of Victory (trampolim da vitória).

Mas foi somente em outubro de 1946, dezessete meses após a rendição alemã, que a Base Leste foi entregue à Força Aérea Brasileira. No mesmo ano foi inaugurada a Estação de Passageiros da Base Aérea de Natal, elevada à condição de Aeroporto Internacional Augusto Severo, em 1951.

Em 23 de dezembro de 1948, foi criado e anexado ao município de Natal o distrito de Parnamirim, elevado à categoria de município apenas dez anos depois, em 17 de dezembro de 1958, desmembrando-se da capital.

Para não deixar o Brasil por fora dos conhecimentos tecnológicos que a corrida espacial certamente traria à humanidade, Jânio Quadros, durante os seus sete meses de mandato na presidência do Brasil, criou a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE).

Como consequência, em 12 de outubro de 1965, o Ministério da Aeronáutica oficializou a criação do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), instalado em área do município de Parnamirim, e que nos dez anos seguintes, deu a Natal a fama de “Capital Espacial do Brasil”, desenvolvendo vários projetos internacionais em parceria com a NASA.

Um dos motivos que levou à escolha do Nordeste para a instalação de uma base brasileira de lançamento de foguetes já é conhecido e comprovado pela sua posição estratégica, em relação ao tráfego aéreo entre a Europa, Norte da África e Estados Unidos.

Em 1973, sem consulta à população local, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte mudou o nome do município para “Eduardo Gomes”. Em 1987, um movimento que reuniu mais de quatro mil assinaturas levou à assembleia a devolver o nome inicial à cidade.

Parnamirim Natal Pontos Turísticos

Alguns dos principais atrativos naturais, são as praias, elas possuem uma boa arborização e estrutura, além de falésias e relevante valor paisagístico.

O município de Parnamirim deu a Natal a fama de “Capital Espacial do Brasil”, desenvolvendo vários projetos internacionais em parceria com a NASA.

No Turismo, Parnamirim conta com diversos pontos turísticos por toda a cidade, que vão desde construções até atrativos naturais. O Mercado Público Municipal é uma das principais áreas de comércio popular da cidade, vendendo produtos como roupas, sapatos e alimentos.

O Parque Aluízio Alves faz parte de um complexo que conta com uma fonte luminosa, banheiros, pista de skate, playgroud e teatro de arena, além de um pequeno rio artificial e uma réplica do Pico do Cabugi e uma estátua em tamanho natural do ex-governador potiguar Aluízio Alves.

As praias de Cotovelo e de Piranji são alguns dos principais atrativos naturais, elas possuem uma boa arborização e estrutura, além de falésias e relevante valor paisagístico. A segunda citada ainda se destaca pelos Parrachos de Pirangi e abriga o maior cajueiro do mundo, que tem 10 mil m² quadrados de copa e entrou para o Guiness Book.

As festas e eventos atraem pessoas de outras cidades, exigindo uma melhor infraestrutura no município e estimulando a profissionalização do setor, o que é benéfico não só aos turistas, mas também a toda população da cidade.

As atividades ocorrem durante o ano inteiro. Dentre elas destaca-se o a Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Norte, mais conhecida como “Festa do Boi”. Este é o maior evento de agronegócio do estado, onde também são realizados exposição de animais, concursos, leilões e muitos negócios, além de uma movimentada programação cultural incluindo principalmente shows de vários artistas.

Parnamirim Natal CEP

  • Principais ruas da cidade de Parnamirim
    CEP 59152-600
    Avenida Maria Lacerda Montenegro
    Nova Parnamirim
  • CEP 59140-200
    Avenida Brigadeiro Everaldo Breves
    Centro
  • CEP 59141-730
    Rua Cândido Martins dos Santos
    Rosa dos Ventos
  • CEP 59151-250
    Avenida Abel Cabral
    Nova Parnamirim
  • CEP 59141-175
    Rua Pedro Bezerra Filho
    Santos Reis
  • CEP 59141-130
    Avenida Presidente Getúlio Vargas
    Santos Reis
  • CEP 59161-250
    Avenida Deputado Márcio Marinho
    Pirangi do Norte (Distrito Litoral)
  • CEP 59141-280
    Rua Oscar Ramalho de Farias
    Rosa dos Ventos
  • CEP 59160-530
    Avenida Joaquim Patrício
    Pium (Distrito Litoral)
  • CEP 59149-260
    Avenida Maria Amélia Machado
    Emaús

Outras ruas

  • Avenida Brigadeiro Everaldo Breves  – Boa Esperança
  • Rua Manoel Monteiro Filho – Passagem de Areia
  • Rua Suboficial Farias – Monte Castelo
  • Rua Rio Nilo –  Emaús
  • Avenida Comandante Petit – Boa Esperança
  • Rua Cabo Serafim Nunes Neto – Passagem de Areia
  • Rua Aníbal Brandão – Nova Parnamirim
  • Rua Dorothy de Moura Lima – Santos Reis
  • Avenida Bela Parnamirim – Parque de Exposições
  • Rua Câmara Cascudo – Parque de Exposições
  • Travessa Tenente Ferreira Maldos – Centro
  • Rua Governador Juvenal Lamartine – Boa Esperança
  • Rua Carmindo Quadros – Nova Parnamirim
  • Avenida Comandante Petit  – Centro
  • Avenida Presidente Getúlio Vargas – Monte Castelo

Parnamirim Natal Distância

A distância entre a cidade de Natal Rio Grande do Norte e a cidade de Parnamirim Rio Grande do Norte é de 19 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 17 min. Já em linha reta a distância entre Natal e Parnamirim é de 15 km.

Mapa de localização





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