Tablets serão utilizados no combate à dengue em Natal

A Prefeitura de Natal anunciou que vai disponibilizar tablets para os agentes de saúde na cidade de Natal que combatem a dengue na capital. A utilização dos dispositivos móveis faz parte de um projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN) que visa agilizar o trabalhado dos profissionais. Ainda neste primeiro semestre, segundo a gerente técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Isabele Ribeiro, 100 dispositivos móveis serão adquiridos como projeto piloto.

O sistema a ser operacionalizado através dos tablets possibilita, ainda de acordo com Isabele Ribeiro, a atualização em tempo real do quadro de focos de dengue na cidade. Ela explicou, em entrevista à Inter TV Cabugi, que as informações cadastradas através dos dispositivos serão enviadas a um servidor central. Este, por sua vez, atualizará, automaticamente, uma página na internet com os novos dados. As informações ficam disponíveis no site para que qualquer pessoa possa acessar.

Apesar da preocupação com a doença, Isabele Ribeiro confirmou uma redução de 80% dos casos diagnosticados no Rio Grande do Norte. A gerente disse também que os agentes de endemias estavam parados, mas já retornaram ao trabalho e estão fazendo um levantamento da quantidade de aedes aegypti existentes no estado. “Depois disso, vamos planejar ações de combate ao vetor”, acrescentou.

Segundo Ricardo Valentim, coordenador do projeto, estima-se que aproximadamente R$ 200 mil sejam economizados por ano dos cofres do Município. A expectativa do coordenador é de que, até a metade deste ano, um projeto piloto seja implantando com 100 agentes de endemias e, até o final de 2013, a iniciativa seja aderida pelos demais profissionais.



48 municípios do RN têm risco muito alto de dengue

Quarenta e oito municípios do Rio Grande do Norte apresentam risco muito alto de dengue. O dado consta no Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência da doença no estado divulgado no dia 15 deste mês pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap).



Os 48 munípios com alto risco de dengue são: Acari, Assu, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Florânia, Galinhos, Guamaré, Jandaíra, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Câmara, José da Penha, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Paraná, Parazinho, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Tibau do Sul, Touros e Viçosa.

Segundo o Mapa, outros 40 municípios apresentam risco alto de dengue e 37 estão com risco baixo para uma epidemia da doença. A soma dos três índices indica que, atualmente, 74% dos 167 municípios do Rio Grande do Norte convivem com a possibilidade de uma epidemia de dengue.

A finalidade do mapa é fornecer subsídios que possam auxiliar na delimitação das áreas que necessitam de maior fortalecimento das ações de combate ao vetor e organização dos serviços de saúde.

Fonte: G1

 





Deixe seu comentário