América de Natal

América Futebol Clube mais conhecido como América de Natal é um clube polidesportivo da cidade de Natal, no Estado brasileiro do Rio Grande do Norte e popularmente chamado de Mecão.

Fundado em 14 de julho de 1915 na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, na Cidade Alta, tem como modalidade esportiva principal o futebol.

América de Natal

Na época que os clubes surgiam no Brasil era comum se adotar o nome do território qual o clube pertencia, seja ele o nome do bairro, cidade, estado, país ou continente como foi o caso do América que recebeu esse nome em homenagem ao continente americano ao qual pertence.

Atualmente, além do futebol, o clube trabalha com o futsal, basquete paraolímpico e futebol americano, nesses dois últimos esportes recebendo o nome de América Tigres e América Bulls, respectivamente. As cores do clube, presentes no escudo e na bandeira oficial, são vermelho e branco. Suas cores iniciais eram azul e branco. Hoje, sua sede social se localiza no bairro do Tirol e o centro de treinamento na cidade de Parnamirim.



Seu título mais relevante é a Copa do Nordeste de 1998. Dos clubes potiguares, é aquele com mais participações na Série A do Campeonato Brasileiro. Destaca-se também por ter sido o primeiro vencedor estadual em 1919 e ser o único clube do Rio Grande do Norte a participar de uma competição internacional: a extinta Copa Conmebol.

No futsal, o América de Natal é vice-campeão brasileiro (Taça Brasil de Futsal), tricampeão do Nordeste e o maior vencedor do RN, 38 estaduais e metropolitanos. No basquete, em 2013, o clube conquistou o tricampeonato do Nordeste e garantiu o 3º lugar no Campeonato Brasileiro.

Em 2014, o time de basquete alcançou as semifinais do Brasileirão. No futebol americano, a equipe foi campeã do Nordeste em 2009 com uma campanha invicta, atualmente o clube foi vice-campeão da Divisão Nordeste no Campeonato Brasileiro.

Por um grupo de 34 jovens estudantes, comerciários e funcionário públicos, o América de Natal foi fundado em 14 de julho de 1915, uma quarta-feira, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu. Inicialmente, as cores do time eram o azul e o branco, transformando-se nas cores atuais em 1918, com a personificação jurídica do clube.

A data 14 de julho foi escolhida em memória aos ideais da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade e em alusão a isso a primeira camisa do clube tinha a cor azul, razão pela qual até hoje a cor se conserva no seu terceiro uniforme.

A oficialização jurídica do clube tem uma história curiosa. Sobre isto, existe uma versão que diz que o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, no dia 3 de junho de 1918, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória.

Para tanto, os estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira.

Os jogadores do América eram provenientes da Cidade Alta. Nos seus primeiros sete anos de existência, os recursos financeiros do clube vinham em grande parte do bolso de Aguinaldo Tinoco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time.



América de Natal Série A

Em 2006, o clube conseguiu o acesso para a Série A, principal do Campeonato Brasileiro, encerrando sua participação na Série B (2006) em 4.º colocado, sendo seu último jogo contra o Atlético Mineiro, no estádio Mineirão, com o placar final de 2×2. Além disso a partida foi transmitida pela Rede Globo para todo o país.

No confronto em questão, foi registrado o maior público do campeonato, 74.694 espectadores, a equipe que atuou nessa partida foi: Fabiano; Eduardo Arroz, Roni (Leandro Sena, que em 2013 viria a comandar a equipe na Série B do campeonato brasileiro) e Robson; Adriano Peixe, Fernando Lombardi, Magal, Paulinho Kobayashi (Max) e Souza; Paulo Isidoro e Du. Técnico: Heriberto da Cunha.

América de Natal Série D

Em 2017, o América jogou a Série D. O alvirrubro tinha a melhor campanha até então, foi quando nas quartas de finais perdeu por 3 a 0 pro Juazeirense na primeira partida e em casa não conseguiu se recuperar, empatando com o placar de 1 a 1. O América não conseguiu o acesso e encerrou sua temporada em 2017 desta forma.

No ano de 2018, novamente classificado para o Série D, o América caiu em casa na segunda fase para o Imperatriz do Maranhão, equipe que estava no seu grupo na fase anterior. A equipe maranhense acabou conquistando o acesso, assim como o Juazeirense no ano anterior.

Em 2019, tudo parecia indicar que o América subiria para a Série C, campeão potiguar em cima do maior rival, equipe bem entrosada e um bom técnico, fora isso, uma estréia com uma goleada de 6×0 sobre o Serrano, na cidade de Campina Grande, feito que seria ampliado em Natal, quando foram aplicados 8×0 na equipe campinense, tendo o América três gols anulados nessa partida.

Porém, após a primeira fase o ataque do time caiu de produção, no primeiro jogo da segunda fase perdeu para o América de Recife, conseguindo virar o placar em Natal e avançando de fase.

Já contra a Jacuipense não teve sorte, o ataque novamente deixou de funcionar e o América foi desclassificado num melancólico jogo no interior da Bahia, com um bizarro gol contra do lateral Kayke. Com isso, 2020 o América, por ser campeão potiguar, permanecerá na Série D do Campeonato Brasileiro.

América de Natal Camisa

O América de Natal possui 2 tipos de uniforme:

  • 1º Uniforme – Camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas
  • 2º Uniforme – Camisa branca, calção vermelho e meias brancas

América de Natal Instagram

Visite o América de Natal no Instagram.

Onde Fica, Endereço e Telefone América de Natal

  • Av. Rodrigues Alves, 950 – Tirol – Natal – RN
  • Telefone: (84) 3211-4326

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário