Iate Clube Natal

Em 06 de janeiro de 1952 um grupo de esportistas decidiu dar forma e vida ao desporto da vela na terra potiguar fundando a Flotilha de Snipes do Rio Grande do Norte.

A Base Aérea de Parnamirim apoiou a idéia cooperando com a parte técnica de organização de regatas e cedendo o local para instalação do Iate Clube Natal, com dois amplos galpões, à margem direita do Rio Potengi, na praia da Rampa.

Iate Clube Natal

Reformaram-se os galpões. Fernando Avelar, secretário nacional da classe Snipe, incentivou os trabalhos.

Jaime Teixeira Leite, em visita a Natal, trouxe as plantas dos primeiros barcos que começaram a ser construídos.



A Flotilha começou a ter vida efetiva sob a direção de Fernando Pedroza (primeiro capitão), Silvio Lamartine (vice), Humberto Nesi (secretário) e José Aguinaldo (tesoureiro). Em 1953 tiveram início as primeiras regatas.

Após três anos de fundação da Flotilha, em 6 de janeiro de 1955, reuniram-se na residência de Aurino Suassuna, antigos e novos adeptos da vela. Objetivo: fundação do Iate Clube do Natal – uma proposta de Fernando Pedroza.

O novo clube, além dos Snipes, congregou outras classes internacionais, lanchas, seções de remo e pesca. O número de associados aumentou. A Flotilha permaneceu agregada ao recém-fundado Iate Clube que inaugurou uma intensa atividade náutica no Estado.

A primeira diretoria do Iate Clube do Natal foi constituída por Fernando Pedroza (comodoro), Aurino Suassuna (vice), os diretores Antonio da Silva Dantas (secretário), Sólon Galvão Filho (tesoureiro), Clemente Galvão Neto (social) e Ulisses Cavalcanti (de vela).

O primeiro Barco de Oceano registrado no Iate Clube do Natal pertenceu a Silvio Pedroza, então Governador do Estado. Era um Oceano classe D de 29 pés, construção de Germa Fréres, comandado pelo seu proprietário, com cinco tripulantes, entre os quais Ulisses Cavalcanti, Osório Dantas e Antonio Pinto de Medeiros. O “Boa Sorte” permaneceu no clube por 5 anos. Ainda em 1955, no mês de julho, tem lugar na raia Potengi, o Campeonato Brasileiro de Snipes, em disputa do Troféu Pimentel Duarte, com a presença de iatistas de todo o Brasil.

Com 15 Snipes bem equipados, o Iate Clube do Natal começou a participar de certames nacionais e internacionais e instituiu troféus que se tornariam emblemáticos entre snipistas do norte e nordeste brasileiros, como o Troféu Cecília Pedroza.

Em todos seus mais de 50 anos de história, o Iate sempre recebeu o apoio da sociedade natalense, do governo estadual e municipal e da imprensa do Estado. Vale destacar, também, o apoio dos órgãos militares – Marinha, Exército e Aeronáutico – traduzido de várias formas.

Um dos exemplos de abnegação e de amor à vela e ao mar, revelados pelo Iate Clube do Natal, é o de Miguel do Espírito Santo: pescador, companheiro dos primeiros tempos, construtor de barcos, professor de vela, medidor e Capitão de Flotilha, Miguel disputava todas as regatas em barcos Snipe por ele construídos.

Além dos veteranos, que permaneceram ativos por longo tempo, foram surgindo os novos defensores das cores do Iate, como Roberto Montenegro, 17 vezes campeão estadual de Snipes, representando anualmente o Iate Clube e a Federação de Velas em águas do Nordeste e do Sul.

A Flotilha de barcos Optimist – que contou inicialmente com o apoio dos Escoteiros do Mar – dedicada ao primeiro aprendizado de vela para meninos e meninas a partir de 6 anos de idade, foi precursora da Escolinha de Vela que teve como um dos seus fundadores e professores o sócio Pedro Siqueira. A escolinha consolidou-se definitivamente em 1983, na gestão do Comodoro Jaeci Galvão, tendo hoje mais de 120 alunos, formando a nova geração dos futuros campeões de vela.

Atualmente com 15 embarcações, a Classe Oceano vem realizando desde 1992, o “Circuito Potiguar de Vela Oceânica”, evento já incluído no calendário náutico do Iate Clube do Natal e dos iates clubes do Nordeste.

Área Social

Aproveitando a melhor vista do Rio Potengi e compondo com a natureza local um conjunto arquitetonicamente correto, a área social do clube foi concebida no formato de “palhoças”, cobertas com capim sapé, o que torna o ambiente, além de urbanisticamente associado à paisagem, um local naturalmente arejado e aprazível.

Ali acontecem as alegres reuniões da família iatiana, as festas sociais, o projeto Pôr do Sol do Potengi e as comemorações de memoráveis regatas, pescarias e competições esportivas.

O “palhoção” fica estrategicamente localizado entre o rio e o restaurante, facilitando o serviço de bebidas, petiscos e refeições. De lá também é possível observar as piscinas possibilitando que as famílias confraternizem tranquilamente enquanto monitoram seus filhos na diversão aquática.

Deck Panorâmico

O Deck Panorâmico, ampliado na gestão do Comodoro Marcílio Carrilho, além de aumentar a área de lazer, proporciona excelente mirante do ancoradouro, pier e flutuante e das embarcações singrando o rio.
Suspenso sobre o Potengi, com piso e guarda-corpos em madeira nobre, o Deck associa-se arquitetonicamente às “palhoças” da área de lazer.

Parque Aquático

O Iate Clube conta com um Parque Aquático equipado com piscinas para adultos e para crianças.
O Parque Aquático foi reformado no final de 2009, quando recebeu novos azulejos e passou por manutenção das bombas e filtros.
O parque Aquático encontra-se aberto de terça a domingo para deleite de seus associados e dependentes.

Sinucas

Outra atividade que atrai um grande número de adeptos dentre os sócios do Iate é a sinuca.
O espaço destinado aos simpatizantes da sinuca é composto por duas mesas oficiais, num ambiente agradável e arejado que oferece conforto e privacidade aos jogadores.
Vários torneios já foram realizados com sadia disputa entre os jogadores.

Memorial Patrono Fernando Pedroza

Fotos antigas, instrumentos de navegação, troféus obtidos ao longo de décadas e a “Galeria de ex-Comodoros”, fazem parte do acervo que registra a trajetória do Iate Clube do Natal, desde a sua fundação, história construída, etapa por etapa, sob a égide da ousadia de homens – fundadores e sócios – que já vislumbravam a vocação de Natal como polo de esporte aquático.

Coube ao ex-Comodoro Pedro Marques Homem de Siqueira, a idéia de erguer este espaço dedicado à história do Clube. A ele somaram-se os esforços de outros adeptos da iniciativa, como o engenheiro Manoel Negreiros.

O Memorial Patrono Fernando Pedroza, onde está imortalizada um pouco da história do iatismo potiguar e do próprio Iate Clube do Natal, encontra-se localizado logo à direita da entrada do Clube e permite uma viagem através do tempo.



O espaço, de grande significado para as novas gerações de amantes do mundo náutico, tem suas portas abertas para quem desejar visitar e conhecer um pouco da trajetória do iatismo potiguar e seu acervo ainda está em constante crescimento, graças ao apoio de associados que contribuíram desde o início – e continuam contribuindo – para sua formação.

Garagem

O Iate Clube tem capacidade para abrigar 117 embarcações, sendo 42 na sua garagem coberta e 75 na externa, descoberta. Toda esta área recebeu recapeamento asfáltico e foi demarcada na atual gestão do Comodoro Alberto Serejo, possibilitando melhor distribuição vagas para embarcações ali guardadas e de seu transporte e deslocamento para descida e subida.

O uso de espaço em garagem, galpão, pátio interno, ou na área de fundeio, é facultado exclusivamente a Sócio Fundador ou Proprietário, para permanência de embarcação de sua propriedade, mediante o pagamento de taxa estipulada.

No momento todas as vagas para permanência de embarcações na área seca (garagem coberta e descoberta) estão ocupadas, não sendo possível, por ora, atender a novas solicitações de guarda de embarcações.

Área de Fundeio

Na área de fundeio o Iate Clube dispõe de pier e flutuante para embarque e desembarque de passageiros e atracação de 12 embarcações.
Recentemente, já na gestão do Comodoro Alberto Serejo, foi ampliado o flutuante com mais um trecho.
O uso de espaço em garagem, galpão, pátio interno, ou na área de fundeio, é facultado exclusivamente a Sócio Fundador ou Proprietário, para permanência de embarcação de sua propriedade, mediante o pagamento de taxa estipulada.
Atualmente o Clube tem possibilidade para receber apenas mais algumas embarcações em sua área de fundeio.

Quadras

A prática do tênis atrai cada vez mais adeptos para as quadras e passa ter lugar privilegiado na agenda de sócios e convidados do Iate Clube. Atualmente são mais de 40 sócios que, nas noites de terças, quintas e sexta feiras e no sábado pela manhã, trocam velas e motores por raquetes de tênis.
O Open de Tênis do Iate Clube, por exemplo, é um torneio que está virando tradição e é realizado em parceria com a Federação Potiguar de Tênis.
As quadras do Iate, localizadas logo após a guarita de entrada do clube, são de uso exclusivo dos associados ou convidados, e devem ser reservadas com antecedência para garantia de disponibilidade.

Sede Campestre de Lagoa do Bonfim

Verde, ar puro, tranquilidade e um lago parar velejar: esta é a descrição da sede campestre do Iate Clube, na Lagoa do Bonfim. Ocupando um terreno de 10.400 metros quadrados, a sede do Bonfim, distante cerca de 30 km de Natal, é um lugar privilegiado. À beira da Lagoa, o local é simples mas convidativo para o lazer e, principalmente, para a diversão das crianças. Dotado de estrutura com churrasqueiras e ornamentação da mãe natureza, o recanto é cercado por flores do campo e árvores frutíferas. Com um esplendor natural, a Sede Campestre se torna ideal para quem tem o desejo de navegar em águas calmas e transparentes.

A sede campestre conta com três funcionários ali lotados para manutenção do patrimônio, zelo pelas instalações e atendimento aos visitantes.

A Sede Campestre da Lagoa do Bonfim está disponível a todos os associados e seus familiares. Pessoas estranhas ao quadro de associados só têm acesso autorizado quando acompanhados dos mesmos.

Iate Clube Natal Restaurante

O restaurante do Iate Clube, denominado de “Latitude 5 Graus” é uma excelente opção de gastronomia.

Ambiente climatizado e confortável, localização privilegiada com vista panorâmica para um dos mais belos cartões postais de Natal, capacidade para 120 pessoas, sala de espera equipada com TV e Internet wireless, cozinha com gastronomia de nível internacional e um serviço de excelente qualidade. Estes ingredientes conferem ao restaurante do Iate Clube uma excelente opção para confraternizações.

Além do serviço de restaurante – que funciona para almoço de terça a domingo e jantar de terça a sexta feira – o “Latitude cinco Graus” oferece também excelente serviço de bar, com petiscos variados. Todos os serviços podem ser desfrutados tanto em sua área interna como nas palhoças do deck do Iate Clube, para melhor atender ao associado.

Seu espaço interno, dotado de divisória móvel de blindex, pode ser transformado em dois ambientes permitindo que dois eventos sejam realizados simultaneamente.

O “Latitude Cinco Graus” oferece opções de cardápio a preços módicos.

Entre os pratos que são oferecidos destaca-se o “Peixe ao Velho Marinheiro”, grelhado, acompanha molho de alcaparras, legumes ao vapor e arroz com brócolis. Outra opção de frutos do mar é “Lagosta Grelhada. Aos sábados uma deliciosa feijoada completa compõe uma das mais pedidas opções do cardápio.

O acesso ao restaurante é livre para o sócio. Visitantes que não fazem parte do quadro social devem obter convite junto a um associado.

Iate Clube Natal Réveillon

31 Dez – 21 hrs – 7 horas de festa

  • Buffet
  • Mesas de doces
  • Ilha de coquetéis
  • Espumante
  • Ilha de frios
  • Decoração temática
  • Rolha free

Mais informações acesse o site.

Sócio Iate Clube Natal

  • 1º Passo – tem que conhecer algum sócio para assinar como proponente.
  • 2º Passo – adquirir na secretaria a ficha de proposta para preenchimento .
  • 3º Passo – Conhecer o valor do titulo e a mensalidade.( na secretaria)
  • 4º Passo – Anexar na proposta uma foto 3×4.
  • 5º passo – Conhecer os direitos que seu titulo corresponde.

Mais informações ligar para a secretaria do clube no telefone (84)3202-4402 ou enviar um email para os endereços regatas@iateclubedonatal.com ou iateclube@iateclubedonatal.com.

Iate Clube Natal Passeio de Barco

Catamarã com dois andares, no primeiro ficam o bar e a música ao vivo, sendo o local mais animado. Quem quiser tranquilidade e contemplação, deve optar pelo segundo piso. O passeio dura aproximadamente 1 hora e 15 minutos.

Mais informações acesse o site.

Horário de Funcionamento Iate Clube Natal

  • Diariamente das 8h às 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Iate Clube Natal

  • R. Cel. Flamínio – Santos Reis, Natal – RN
  • Telefone: (84) 3202-4402

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário