Nota Fiscal Eletrônica Natal

O Projeto NF-e teve como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico visando a substituição da sistemática de emissão do documento fiscal em papel, modelos 1 e 1A.

Com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

Nota Fiscal Eletrônica Natal

O final do processo de implantação das diversas obrigatoriedades de uso da NF-e com alcance nacional, em dezembro de 2010, marcou o fim do Projeto, e a NF-e assumiu o status de um Sistema Nacional de Documento Fiscal Eletrônico, compartilhado entre as Unidades da Federação e a Receita Federal do Brasil.

O Sistema Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é desenvolvido e mantido de forma integrada, pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Atualmente a NF-e pode ser utilizada em substituição à Nota Fiscal Modelo 1/1A e à Nota Fiscal de Produtor, modelo 4.



A NF-e foi instituída pelo Ajuste SINIEF 07/05, de 30 de março de 2005. É um Documento Fiscal emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar operações e prestações, cuja validade jurídica é garantida pela Assinatura Digital do emitente e Autorização de Uso pela Administração Tributária da Unidade Federada do contribuinte, antes da ocorrência do fato gerador.

O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é uma representação gráfica simplificada da NF-e e tem como funções principais conter a chave de acesso da NF-e (permitindo assim a consulta às suas informações na Internet) e acompanhar a mercadoria durante o trânsito (percurso). A consulta de uma NF-e através de seu DANFE pode ser realizada no Portal da SET ou, alternativamente, no Portal Nacional da NF-e .



Nota Fiscal Eletrônica Natal Consulta

Para consultar na Nota Fiscal Eletrônica Natal, acesse o site.

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa Natal RN

Procedimento de Geração da Nota Fiscal Avulsa

Visando melhorar o procedimento de geração das Notas Fiscais Avulsas – NFA, a Prefeitura de Natal informa que não é mais necessário executar a etapa de geração da Nota.

A medida que a Nota Avulsa for elaborada e que o pagamento da mesma for detectado pelo Sistema, a NFA será gerada automaticamente. A operação de impressão da mesma deve ser realizada através da tela de Consulta de NFA. Atente para o fato de que a NFA somente pode ser impressa após confirmação do pagamento pelo Sistema.

Emitir Nota Fiscal Eletrônica Natal

Se você precisa emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) em Natal (RN), tanto pelo site manualmente, quanto via integração, é necessário acessar o site da prefeitura municipal e fazer um cadastro.

Vale ressaltar que cada prefeitura funciona de uma maneira e não há padrão de emissão de NFS-e. Portanto, elas podem solicitar certificado digital, usuário/senha ou até frase secreta.

Para realizar essa atividade, siga os passos:

  • 1. Acesse o site da prefeitura e vá no menu Empresa > ISS > Nota Natalense > Acesso ao sistema
  • 2. No portal de emissão, preencha com o seu CPF, e a sua senha cadastrada.
  • Caso não tenha cadastro, é só clicar em Acesso > Requerimento de acesso e preencher com os dados solicitados.
  • 3. Após terminar o credenciamento, você poderá começar a emitir as suas notas fiscais;
  • 4. Nesse caso, você pode fazer a emissão manual em um software de NFS-e, que permite que você copie as notas fiscais geradas todo mês e as envie por email para os clientes com 2 cliques.

Outras informações e site





Deixe seu comentário