STTU Natal

A STTU Natal nasceu da necessidade de organizar o trânsito e o transporte na cidade.

É bem verdade que a história do trânsito e do transporte coletivo em Natal nasce bem antes da circulação dos bondes na cidade. No tempo da circulação dos primeiros carros de boi e carroças puxadas a burros – entre os séculos XVI e XVII.

STTU Natal

O movimento desses veículos caracterizou juntamente com os pedestres o que podemos chamar de primeira era do transporte e trânsito na capital do Rio Grande do Norte. Nesse período não havia legislação específica para disciplinar o setor. Anos depois, com o desenvolvimento da colônia, chegou-se a era do “bonde” com tração animal e posteriormente os bondes elétricos e os primeiros transportes particulares e os primeiros ônibus chamados de “Birutas”.

Com as Birutas nasce também a primeira tentativa de planejamento e fiscalização do Sistema de Transporte Público de Passageiros em Natal. O órgão da Prefeitura do Natal que passa a controlar os transportes coletivos e o tráfego de veículos chama-se Departamento de Fiscalização e Trânsito Municipal. Também chamado de DFTM, e que teve como primeiro administrador o major da PM José Medeiros de Aguiar com escritório localizado no Palácio Felipe Camarão e subordinado a Secretaria de Serviços Urbanos. O trabalho era executado por uma pequena equipe composta de Guardas Municipais e inspetores de transportes.



Em outubro de 1965, assume a função do DFTM o tenente da Marinha Nazareno Pinto – gestão do prefeito Tertius César Pires de Lima, almirante da Marinha. Sucedendo o almirante Lima Barreto, o então prefeito Agnelo Alves nomeia para a Secretaria de Serviços Urbanos o empresário José Pinto freire. O empresário resolve designar o funcionário público municipal Roberval Pinheiro Borges para assumir a direção do Departamento de Fiscalização e Trânsito Municipal – DFTM.

Em 1966, o órgão é transformado em Comissão de Serviços Concedidos. Nasce neste período também, os primeiros ônibus a operarem com “borboletas” ou “catracas” que registram o número de passageiros. Os veículos pertenciam a empresa Guanabara, cujos ônibus operavam a famosa linha 100 (Rocas/Quintas) com placas 20-527 e 20-864.

No dia 21 de dezembro de 1968, através da lei 1.805, o prefeito Agnelo Alves transforma o antigo DFTM no Departamento de Concessões e Trânsito – o DCTRAN. O novo departamento dará origem anos depois ao Grupo Executivo de Transporte Urbano – GETU.

Sucedendo o GETU, o sistema de transporte de Natal passa a ser supervisionado a partir de 1984 pela Superintendência de Transportes Urbanos (STU), órgão composto de engenheiros, arquitetos e técnicos com a missão de planejar e fiscalizar o transporte na cidade.

A Superintendência de Transportes Urbanos se transformaria em Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) a partir da implantação do Novo Código de Trânsito Brasileiro (1997) e posteriormente em Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (2009), retomando a sigla STTU mais recentemente no ano de 2014.

STTU Natal Recurso Multa

Para entrar com um recurso de uma multa, o motorista deve apresentar a defesa por escrito, cópia do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) e cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), devendo ir pessoalmente na Central do Usuário da STTU ou encaminhar pelos Correios toda a documentação.

A Central do Usuário fica localizada na Esplanada Silva Jardim, 128, Ribeira. O atendimento é realizado das 08h às 14h.

STTU Natal Câmeras

Orientar o cidadão natalense e aqueles que visitam a cidade em relação às condições de trânsito nas principais avenidas e ruas da capital potiguar.



Esse é o objetivo do Monitore Natal, sistema lançado pela Prefeitura de Natal e criado e operado pela Secretaria de Mobilidade Urbana(STTU). Ele já pode ser acessado através do aplicativo para Android no Google Play e Apple Store para lOS.

No site da Prefeitura também é possível o acesso

STTU Natal Atribuições

É atribuição da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) regulamentar os serviços de ônibus, táxis e transportes opcionais, dentro dos limites do município de Natal, com a finalidade de atender o interesse público.

Também cabe a STTU promover políticas de desenvolvimento da mobilidade e da acessibilidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, garantindo o direito de ir e vir, estimulando a integração entre as regiões do espaço metropolitano de Natal, preservando o meio ambiente e assegurando a dignidade da pessoa humana e promovendo o desenvolvimento social e econômico de forma equilibrada e sustentável.

Atuando de modo integrado com outras secretarias municipais e com órgãos das administrações estadual e federal, bem como com a iniciativa privada, a STTU objetiva aproximar as pessoas que se utilizam do espaço municipal em busca dos destinos por elas procurados, em particular para as escolas e hospitais, priorizando a diminuição do tráfego da população e contribuindo para melhoria da mobilidade urbana sustentável.

A formulação, o acompanhamento e execução de políticas públicas que privilegiem o transporte público de passageiros, tem como finalidade o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, propondo políticas tarifárias que assegurem a mobilidade da população de baixa renda com ênfase no transporte público de massa.

Por fim, implementar as medidas da Política Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito, no âmbito do município de Natal, com ênfase na educação e conscientização dos motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, priorizando o respeito à vida e às normas de trânsito, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

STTU Natal Web Rádio

A ideia de criar uma web rádio voltada para as informações do trânsito, transporte e mobilidade surgiu no ano de 2015, numa conversa entre o secretário adjunto de Trânsito à época e um dos membros da Assessoria de Comunicação Social da STTU.

No final do mesmo ano, a STTU procurou a UFRN com a finalidade de utilizar os sistemas desenvolvidos por ela para iniciar suas transmissões. No ano de 2016, o projeto da Web Rádio 156Natal foi incluído no convênio Cidades Inteligentes, firmado entre a Prefeitura do Natal e a universidade.

No ano de 2017, o projeto da web rádio virou o trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social – Jornalismo do membro da Assessoria de Comunicação que a idealizou e, a partir do planejamento realizado neste trabalho, a STTU começou a implantação do projeto. Com todos estes procedimentos finalizados, a primeira transmissão ocorreu em 07 de fevereiro de 2018.

Horário de Funcionamento STTU Natal

  • Segunda a sexta das 8h as 14h

Onde Fica, Endereço e Telefone STTU Natal

  • R. Almino Afonso, 44 – Ribeira – Natal – RN
  • Telefone: (84) 3232-1003

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário